"O projeto Palco da Reciclagem - A Arte de Reciclar Contando Histórias é um projeto patrocinado pela Tetra Pak e produzido pela STR Produção e Marketing Cultural para a conscientização ambiental de crianças e adultos. O projeto, que segue a trajetória do (Re) Ciclo de Cinema e Cena Ambiental, mostra aos espectadores o funcionamento de uma cooperativa de reciclagem de forma divertida e interativa. Em Bela Vista de Goiás os espetáculos foram realizados de 27 a 30 de agosto, e teve como parceiros o Laticinios Bela Vista e o Governo Municipal através da Secretaria de Educação. Na abertura usaram da palavra os secretários de Educação professor Altamiro; de Cultura, Rodrigo Teixeira; e de Meio Ambiente, Antonio Alonso. O prefeito Eurípedes do Carmo presente no espetáculo declinou de fazer uso da palavra, dando essa honra a vice-prefeita Nárcia Kelly.
A história gira em torno de uma família que ao tomar seu café da manhã conversa sobre o que acontece com as embalagens e demais materiais recicláveis após o uso de seu conteúdo. Surge então a oportunidade de uma visita a uma cooperativa de catadores de material reciclado. A família visita essa cooperativa e lá conhece todo o seu funcionamento, assim como todo o público presente.
O teatro musical abre oportunidade para as próprias crianças da platéia subirem no palco e realmente "colocarem a mão na massa" ajudando na separação dos materiais recicláveis e entendendo o funcionamento da coleta seletiva. Além do teatro, o Palco da Reciclagem também conta com exibição dos filmes ilustrativos e demonstrativos, demonstração de como se fazer papel reciclado.
O público-alvo do espetáculo são os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo-se a rede pública municipal como prioridade no agendamento das sessões.
Cada apresentação tem aproximadamente 50 minutos de duração, podendo ser realizadas no máximo 04 sessões por dia, com até 150 crianças por vez, que serão deslocadas de suas escolas, durante seus turnos de estudos, em ônibus previamente locados.
No Sábado, a apresentação é aberta ao público, grupos especiais convidados, como o de integrantes da cooperativa de catadores e o de funcionários da empresa apoiadora do projeto. Em um esforço para aumentar a separação domiciliar do lixo pela população, ao final de cada sessão, será exibido um vídeo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário